Verdura portuguesa nabiças com camarão

28/12/2017 06:05:23

My Image

Hoje eu trouxe uma experiência fantástica que tive com uma verdura portuguesa!
Eu não conhecia as nabiças e muito menos havia comido...
Nosso encontro foi numa manhã exploratória ao mercado de Viseu, onde fui apresentada a ela depois que "nossos olhos se cruzaram"...
Uma senhora e sua filha que estavam fazendo compras e viram minha curiosidade ao perguntar de que verdura se tratava e prontamente já me disseram maravilhas sobre ela! E claro, já me passou uma forma de preparo!
A receita leva a planta e também farinha de milho, que eu descobri após alumas procuras nos mercados, que aqui dificilmente se encontra a farinha em flocos, como se encontra no Brasil.
Fato que me decepcionou um pouco, confesso, já que quando a mulher me passou a receita, logo imaginei feita com a farinha "brasileira", sentindo até mesmo o sabor de uma farofa úmida em minha imaginação... Dessas que fazemos para acompanhamento em festas e reuniões familiares...
Mas como eu estou aberta a novos experimentos sempre, comprei a farinha fina mesmo. e fiz a receita para conhecer as nabiças.
Quando saboreei o prato logo identifiquei que o gosto da verdura se assemelha à couve, e depois pesquisando vi que se trata de uma planta da mesma famíla e que ela é simplesmente a folha dos nabos!
Além de serem muito saborosas, as nabiças são extemamente saudáveis, pois trazem dentro de si verdadeiro arsenal de nutrientes como vitaminas K, A, C, E, B6, minerais como magnésio, cobre, cálcio, potássio.
É uma planta que deve ser incluida em nossa alimentação pelos seus benefícios comprovados à nossa saúde, sendo inclusive anticancerígena!
Então não espere mais para experimentá-la e posso garantir que vai adorar!
E para te ajudar, segue a forma de preparo que fiz, segundo entendi da receita que a senhora me passou a qual eu fiz como acompanhamento de uns miolos de camarões na manteiga...

Ingredientes para o preparo das nabiças:

- Nabiças
- Cebola
- Alho
- Azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Farinha de milho

Modo de preparo:

Ferva as nabiças em água por cinco minutos. Desligue o fogo e reserve.
Numa panela à parte, refogue um pouco de cebola e alhos picados (a quantidade depende de quanto vai preparar da verdura no meu caso usei uma rodela de cebola e dois dentes de alho).
Acrescente então as nabiças cortadas em pedaços menores, sal e pimenta a gosto.
Após refogar um pouco com a cebola e o alho, coloque umas duas conchas da água do cozimento da verdura e então vá colocando aos poucos a farinha de milho (para uma porção, eu usei duas colheres de farinha).
Vá mexendo e diluindo os gomos da farinha e até que esta engrosse o caldo formando uma espécie de pirão.
Pronto. Desligue o fogo e reserve.

Ingredientes para o camarão:
 
- Miolos de camarão o quanto queira (150g para uma porção)
- Manteiga
- Cebola
- Alho
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque em uma frigideira um pouco de manteiga e refogue nela a cebola e o alho.
Acrescente o camarão, sal e pimenta a gosto.
Refogue até que estes fiquem macios.
Pronto!
Prepare o seu prato e tenha uma saborosa experiência!!

Quer assistir o vídeo? Dá um pulinho no canal do YouTube, basta
clicar aqui


My Image




 
My Image

Author
​​​​​​​Malu Mulher

Uma mulher que resolveu viver o que lhe faz feliz!

Popular Post

My Image